Em plena crise, o pensamento inquieta-se e interroga-se; ele pesquisa as causas mais profundas do mal que atinge a nossa vida social, politica, económica e moral.
As correntes de ideias, de sentimentos e interesses chocam brutalmente, e deste choque resulta um estado de perturbação, de confusão e de desordem que paralisa toda a iniciativa e se traduz na incapacidade de encontrarmos soluções para os nossos males.
Portugal perdeu a consciência de si mesmo, da sua origem, do seu génio e do seu papel, de herói intrépido, no mundo. Chegou a hora do despertar, do renascimento, de eliminar a triste herança que os povos do velho mundo nos deixaram, as bafientas formas de opressão monárquicas e teocráticas, a centralização burocrática e administrativa latina, com as habilidades, os subterfúgios da sua politica e dos seus vícios, toda esta corrupção que nos tolda a alma e a mente.
Para reencontrar a unidade moral, a nossa própria consciência, o sentido profundo do nosso papel e do nosso destino, isto é, tudo o que torna uma nação forte, bastaria a nós portugueses eliminar as falsas teorias e os sofismas que nos obscurecem o caminho de ascensão à luz, voltando à nossa própria natureza. Às nossas origens étnicas, ao nosso génio primitivo, numa palavra, à rica e ancestral tradição lusitana e/ou celtibera, agora enriquecida pelo trabalho e o progresso dos séculos.
Um país, uma nação, um povo sem conhecimento, saliência do seu passado histórico, origem e cultura, é como uma árvore sem raízes. Estéril e incapaz de dar frutos.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Plantas Sagradas e Mágicas da Lusitânia

ARTEMÍSIA
Artemísia vulgaris

Artemisia vulgaris é uma das várias espécies do gênero Artemisia, também conhecida como flor-de-são-joão, erva-de-são-joão, artemísia-comun, artemísia-verdadeira, artemíge, artemijo, losna, losna-brava, absinto. É nativa das regiões de clima temperado da Europa, Ásia e Norte da África. Está disseminada em todo o mundo. Trata-se de uma planta aromática, herbácea perene com raízes lenhosas, cuja altura varia entre 1 e 2 metros. Suas folhas verde-escuras possuem de 5 a 20 cm. Floresce entre julho e setembro, apresentando flores pequenas (5 mm de comprimento) de cor amarela ou vermelha-escuro.


Ela é a erva da mulher, para recompor o Eu feminino, para ajudar a mulher a se integrar muito mais no seu papel, com sua maternalidade e sensibilidade. É ótima para mulheres que precisam ser sempre fortes, ou que não se assumem inteiramente, pois precisam fazer numa grande parte da sua vida, papel de homens. Essas mulheres têm normalmente problemas menstruais. Também é conhecida desde a antigüidade por ajudar nos partos. Seu nome provem da deusa Artemis, que era a protetora dos partos. Em grego artemísia significa integridade e boa saúde.

Num almanaque médico astrológico de épocas renascentistas apareceu escrito por um autor desconhecido os segredos da artemísia: Infunde alento, ânimo e força, a quem a trouxer consigo junto do coração. Essa erva, bebida num copo de vinho branco, tira logo o cansaço do caminho. E tem outra rara virtude, que o caminhante que a trouxer, sentirá muito menos o caminhar. Estas virtudes recebe essa erva de uma estrela que os astrólogos chamam Algol.

Utilizações:

- A Artemísia é a principal erva do aparelho uro-genital feminino. Previne doenças, regulariza o ciclo menstrual, alivia as cólicas.

- Também é empregada para anemia, cólicas, debilidade do estômago, gastrite, flatulências, epilepsia,lombrigas,reumatismo, menstruação deficiente, nervosismo, nevralgia.

- É uma excelente diurética, e por isso ajuda muito no funcionamento e na limpeza constante dos rins.

- Para prevenção e tratamento dos problemas femininos, usa-se a artemísia, com a tanchagem e o sabugueiro. Muitas mulheres usam-na para alívio das dores menstruais. Dosagem indicada: Infusão: 10g para 1 chávena de chá de água quente. Deve beber-se apenas 1 chávena por dia.

- Em caso de dores reumáticas,fazem-se fricções com o sumo dessa erva, sobre partes doloridas. Para os mesmos fins aplica-se também compressas quentes ou cataplasmas com o cozimento de artemísia.

- A Artemísia deve ser usada por pessoas que constantemente precisam de uma limpeza energética profunda, e quando há necessidade de limpeza profunda de toxinas físicas e energéticas. Emplastros de artemísia no plexo solar, limpam , energizam e dão coragem. Ramos de artemísia presos as portas da casa evitam a entrada de inveja e qualquer energia negativa. As vassouras feitas com artemísia protegem o ambiente e atraem espíritos benfazejos. A artemísia é uma óptima planta para os trabalhos de magia porque induz o transe, mas não ameaça o autocontrolo. Pode-se focalizar suavemente o fumo do incenso para aprofundar o estado de transe.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Artemisia_vulgaris

O alecrim Rosmarinus officinalis é um arbusto comum na região do Mediterrâneo ocorrendo dos 0 a 1500 m de altitude, preferencialmente em solos de origem calcária. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.


Como qualquer outro nome vernáculo, o nome alecrim é por vezes usado para referir outras espécies, nomeadamente o rosmaninho, que possui exactamente o étimo rosmarinus. No entanto estas espécies de plantas, alecrim e rosmaninho, pertencem a dois géneros distintos, Rosmarinus e Lavandula, respectivamente, e as suas morfologias denotam diferenças entre as duas espécies, em particular, a forma, coloração e inserção da flor.

Utilizações:

- Fresco (preferencialmente) ou seco, é apreciado na preparação de aves, caça, carne de porco, salsichas, linguiças e batatas assadas. Na Itália é utilizado em assados de carneiro, cabrito e vitela. Em churrascos, recomenda-se espalhar um bom punhado sobre as brasas do carvão aceso, perfumando a carne e difundindo um agradável odor no ambiente. Pode ser utilizado ainda em sopas e molhos.

- A medicina popular recomenda o alecrim como um estimulante às pessoas atacadas de debilidade, sendo empregado também para combater as febres intermitentes e a febre tifóide.

- Uma tosse pertinaz desaparecerá com infusões de alecrim, que também se recomendam a todas as pessoas cujo estômago seja preguiçoso para digerir.

- Também apresenta propriedades carminativas, emenagogas, desinfectantes e aromáticas. É ainda relaxante muscular, ativador da memória e fortalece os músculos do coração. Cientistas dizem que ramos de alecrim deveriam ser dependurados em oficinas e áreas onde crianças fazem tarefas escolares para um melhor funcionamento da memória.

- Uma infusão de alecrim faz-se com 4 gramas de folhas por uma chávena de água a ferver. Toma-se depois das refeições.

- Serve para a preparação de incensos e óleos. Auxilia a aprofundar os poderes psíquicos. Afasta os maus espiritos e todas as energias indesejáveis. Em trabalhos mágicos pode substituir qualquer outra erva.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alecrim

Alfazema ou Lavanda
Lavandula angustifolia


Desde há muito conhecida e utilizada pela Humanidade, a Alfazema ou Lavanda foi baptizada de nardus pelos gregos, assim baptizada por causa de Naarda, cidade síria à beira do rio Eufrates. A tranquilidade e a pureza são inerentes à fragância de alfazema.
Perfume fresco e limpo, era o aditivo de banho preferido dos gregos e romanos, e o seu nome (Lavandula) deriva do latim lavare (lavar).
Conta-se que a peste não chegava aos fabricantes de luvas de Grasse pois eles usavam a alfazema para perfumar o couro. Isso fez com que as pessoas na época andassem sempre com alfazema.
Durante as duas Grandes Guerras, a alfazema ou lavandula foi utilizada para limpar os ferimentos dos soldados. A lavanda é sedativa e equilibradora, digestiva, anti-reumática e anti-inflamatória, anti-séptica, cicatrizante, relaxante, redutora da fadiga, sedativa, balsâmica e insecticida.

Utilizações:

- Para preparar um remédio contra a asma, ferver 60 grs de flores de alfazema num litro de água durante 2 minutos. Depois, filtrar o líquido e beber quatro a seis chávenas por dia. Quando se quer preparar uma infusão, macerar 5 grs de flores durante 5 minutos numa chávena de água a ferver. Adoçar com mel e beber a seguir. Repetir a dose quatro vezes por dia.
Para más digestões, recomenda-se deitar umas gotas de óleo de alfazema, num dedo de água ou sobre um torrão de açucar e tomar depois da refeição.

- Fazer com a flor de lavanda saquinhos para gavetas (espanta traças), almofadas e poutporris. A infusão das flores de alfazema aplicada no couro cabeludo livra-o de parasitas; alguns veterinários também utilizam para destruir piolhos e outros parasitas. Moscas e mosquitos também não gostam do cheiro de lavanda, poutpourris com lavandula afastam os insectos.

- As folhas, inflorescências e ramos de alfazema são usados para dar sabor às saladas e pratos guisados, por um lado, e a doces de frutas e gelatinas, por outro, bem como para a preparação de azeite e vinagre de alfazema. Com as folhas de alfazema, preparam-se também algumas infusões e dá-se sabor a alguns tipos de chá.

- O óleo essencial de lavanda é usado para cortes, queimaduras, reumatismo, alergias de pele, queimaduras de sol, dor de cabeça, insónia, problemas inflamatórios, artrite, pelas propriedades bactericidas e anti-viróticas. Também é eficaz para restaurar a circulação sanguínea dos pés. O banho perfumado com óleo essencial de alfazema é excelente tratamento contra a insónia.

- É excelente para dar claridade e coerência em trabalhos mágicos e concentrar a visualização. Usada em banhos ou como incenso para purificação. O perfume da alfazema induz ao sono.

Nota:

Evitar o uso prolongado.Torna-se excitante se usada em doses elevadas.

Fonte: http://www.loja.jardicentro.pt/product_info.php?products_id=164


Bela-luz
Thymus mastichina


O Thymus mastichina ou popularmente conhecido por bela- luz ou sal-puro é
um pequeno arbusto sub-lenhoso medindo até 50 cm de altura, possui flores
brancas agrupadas numa “cabeça” globosa terminal. Vegeta naturalmente no
território português (espécie autóctone) e é exclusivo da Península Ibérica
(endemismo ibérico). Surge em locais descampados, pedregosos e secos, sobretudo em zona de matagais.
Esta planta de forte aroma a eucalipto possui numerosas propriedades
medicinais podendo sendo utilizada em fresco ou em seco, em infusão nos
casos de gripes, constipações, má digestão, dores de garganta e rouquidão.
Na cozinha, as suas folhas além de serem um bom substituto do sal, realçam o
sabor dos pratos de carne, enchidos, queijos, sopas e saladas. Também é
óptimo para aromatizar azeites e vinagres.
Na magia é optima para aumentar a eficácia em feitiços de protecção e amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário