Em plena crise, o pensamento inquieta-se e interroga-se; ele pesquisa as causas mais profundas do mal que atinge a nossa vida social, politica, económica e moral.
As correntes de ideias, de sentimentos e interesses chocam brutalmente, e deste choque resulta um estado de perturbação, de confusão e de desordem que paralisa toda a iniciativa e se traduz na incapacidade de encontrarmos soluções para os nossos males.
Portugal perdeu a consciência de si mesmo, da sua origem, do seu génio e do seu papel, de herói intrépido, no mundo. Chegou a hora do despertar, do renascimento, de eliminar a triste herança que os povos do velho mundo nos deixaram, as bafientas formas de opressão monárquicas e teocráticas, a centralização burocrática e administrativa latina, com as habilidades, os subterfúgios da sua politica e dos seus vícios, toda esta corrupção que nos tolda a alma e a mente.
Para reencontrar a unidade moral, a nossa própria consciência, o sentido profundo do nosso papel e do nosso destino, isto é, tudo o que torna uma nação forte, bastaria a nós portugueses eliminar as falsas teorias e os sofismas que nos obscurecem o caminho de ascensão à luz, voltando à nossa própria natureza. Às nossas origens étnicas, ao nosso génio primitivo, numa palavra, à rica e ancestral tradição lusitana e/ou celtibera, agora enriquecida pelo trabalho e o progresso dos séculos.
Um país, uma nação, um povo sem conhecimento, saliência do seu passado histórico, origem e cultura, é como uma árvore sem raízes. Estéril e incapaz de dar frutos.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O pão dos lusitanos

Pão de bolota

Bolota de carrasco
Farinha de bolota: A bolota é apanhada no Outono quando cai, é seleccionada (colocando-a em água, as que não estão em boas condições vão boiar). Cortam-se ao meio e cozem-se num tacho com água e sal até a casca ficar solta. Descascam-se e congelam-se até serem utilizadas. Para as desfazer e transformar em farinha descongelam-se e metem-se na picadora.

Pão lusitano com farinha de castanha
Ingredientes:

- 100 ml de azeite
- 750 ml água morna
- 500 gr de farinha de bolota ou castanha
- 1000 gr de farinha de centeio sem fermento
- 60 gr de fermento de pão
- um pouco de sal
- 6 colheres de sopa de mel

Modo de preparação:

- Coza as bolotas cortadas ao meio e/ou as castanhas golpeadas. Coloque sal na água da cozedura. Coza apenas até a casca se soltar.  (10 min. para a bolota, 20 a 30 min. para a castanha).
- Dê um golpe e com uma faca separe a bolota/castanha da casca.
- Pese 500g e triture na picadora até obter a farinha de bolota/castanha.
- Coloque a farinha num alguidar e junte-lhe 1Kg de farinha de centeio. Misture e amasse.
- Junte 6 colheres de sopa de mel e amasse de novo.
- Junte 100 ml de azeite, o fermento, uma pitada de sal e amasse mais uma vez até a mistura ficar homogénea.
- Deixe a levedar de um dia para o outro, umas 6-8 horas. Volte a amassar e deixe repousar por mais 30 a 45 min. e coloque no forno.
- Coloque a massa num tabuleiro para ir ao forno e gope-a em cruz. Enquanto o faz pode pedir a uma divindade lusitana ancestral que abençoe o seu trabalho.
- Deixe cozer durante 1h à temperatura de 120ºC e depois passe para 220ºC por mais 40 min.Verifique de vez em quando, com um palito, o estado da massa.

Bom apetite!

Fonte: http://bodybuilding-pt.com/forum/showthread.php?18609-Receita-do-P%E3o-Lusitano-(recuperado)-favor-partilhar

Sem comentários:

Enviar um comentário